Primeira Década com Métodos Ágeis: Desafios e Evidências

A Primeira Década com Métodos Ágeis

O surgimento do manifesto ágil há 10 anos trouxe uma nova forma de conduzir o desenvolvimento de software, marcada por ciclos muito curtos de desenvolvimento, maior colaboração, busca de simplicidade e maior adaptabilidade.

Métodos ágeis ficaram conhecidos no mundo todo, principalmente Scrum e XP. Além de uma maior adoção dos métodos de forma completa, também houve a adoção de princípios e práticas isoladas.

Ao longo desses anos, muitas organizações de todos os tamanhos vêm enfrentando problemas para adotar métodos ágeis, seja por aspectos técnicos, organizacionais ou mesmo humanos.

No CBSoft 2011, São Paulo, realizei um curso junto com o colega Célio Santana abordando questões como:

  • Por que grandes empresas como Salesforce, Google e Facebook apresentam resultados surpreendentes utilizando métodos ágeis, enquanto outras empresas em ambientes menos complexos não são tão bem sucedidas?
  • Quais são os problemas atuais para adoção de métodos ágeis e como vêm sendo contornados na indústria?
  • Que evidências já foram encontradas pela academia?

O curso também apresentou a evolução dos métodos ágeis nos últimos 10 anos, as principais evidências e lacunas em sua adoção pela indústria, assim como algumas técnicas de gerenciamento e melhoria para times ágeis.

About Author

Claudia Melo

Related Posts