Women in IT

O Ideal Feminino e a Computação


Event: IV Mulheres na Tecnologia (Keynote), Goiânia, 2016. Slides

Discutimos muito sobre mulheres na computação, equidade e inclusão, ou número de mulheres em cargos executivos e boards de empresas de tecnologia. Ainda falamos pouco sobre qual é a relação do nosso lado feminino (como ser humano, como sociedade) e a tecnologia. Qual seria o ideal feminino em um mundo extremamente influenciado pela Internet e pela globalização? O que queremos conquistar? Qual nossa definição de sucesso nessa caminhada? Sob uma ótica filosófica e prática, trarei algumas reflexões para o nosso movimento.

A New Mindset – Women in IT


Event: Friends of Tomorrow, Brasília, 2016. Link.

The Web Women Want (WWW)


Event: II Mulheres na Tecnologia  (Invited Speaker), Goiânia, 2014. Slides

As mulheres querem online o que mesmo que elas querem offline: que seus direitos humanos sejam respeitados e mantidos. As informações que as mulheres têm acesso online sobre sua saúde, sobre sua história e outros assuntos já modificaram a vida de muitas delas e suas famílias. Nesta apresentação falo um pouco sobre os fenômenos que acontecem online que propagam os mesmos problemas que vivemos offline e a construção da nova Internet que as mulheres querem!

7 dicas das trincheiras para Mulheres em TI


Event: I Mulheres na Tecnologia, Goiânia, 2014. Slides

Nesta apresentação falo de 7 lições aprendidas nos meus 14 anos de carreira como profissional na indústria de software e na área de P&D. O intuito é que essas lições possam ser um ponto de partida para jovens ingressantes em universidades e no mercado, além de um diálogo com profissionais já em desenvolvimento.